Com o
objetivo de estudar a biografia e as contribuições dos Cientistas às diversas
ciências, incentivar a pesquisa e a autoria a professora Daniela Fontana
Almenara propôs o Projeto GALERIA DOS CIENTISTAS FAMOSOS aos professores e
alunos dos 1º Anos A, B e C do Ensino Médio Vespertino. Tal projeto foi
concebido conforme descrição abaixo:
Disciplinas
envolvidas no projeto
Matemática,
Física, Biologia, Química e Língua Portuguesa.
Metodologia
/ Procedimentos
Inicialmente
será encaminhada a proposta do projeto aos alunos das turmas do 1º ano do
Ensino Médio para que fiquem cientes e contribuam com suas ideias ao
desenvolvimento do projeto.
Em seguida
os alunos se organizarão em grupos de 4 alunos, sendo que cada grupo ficará
responsável por pesquisar um cientista que poderá ser Matemático, Físico,
Biólogo ou Químico. Cada turma irá produzir uma revista e cada grupo utilizará
no mínimo 3 páginas da revista.
Os nomes dos
cientistas serão sugeridos pelos professores das disciplinas envolvidas e cada
grupo sorteará um nome.
Turmas
|
Físicos
|
Matemáticos
|
Biólogos
|
Químicos
|
1º A
|
Albert
Einstein
|
Pitágoras
|
Charles
Darwin
|
John
Dalton
|
Anders
Celsius
|
Talles de
Milleto
|
Fleeming
|
Dimitri
Mendeleev
|
|
1º B
|
Galileu
Galilei
|
René
Descartes
|
Gregory
Mendel
|
Ernest
Rutherford
|
Evangelista
Torricelli
|
Carl
Friedrich Gauss
|
Carlos
Chagas
|
Marie
Curie
|
|
1º C
|
Isaac
Newton
|
Pierre
Frédéric Sarrus
|
Osvaldo
Cruz
|
Lorenzo
Avogadro
|
Lorde
Kelvin
|
Leonardo
de Pisa
|
Francis
Crick
|
Niels Bohr
|
Os grupos
irão se organizar dividindo as tarefas e indicando um componente para
participar da capacitação na ferramenta Myebook, o qual
posteriormente passará o aprendizado aos demais componentes do grupo em horário
que for conveniente aos mesmos.
A
capacitação na ferramenta será conduzida pela professora Daniela Fontana
Almenara (Física), com a colaboração dos demais envolvidos no projeto, e
acontecerá em horário contra turno. Nesse dia cada turma receberá o login
e a senha da revista que será cadastrada pela professora acima citada, já que
todos os grupos trabalharão numa mesma revista.
Após a
capacitação cada grupo se organizará, fará suas pesquisas e lançará o resultado
na revista. Nessa fase os grupos poderão agendar horário no LIE onde poderão
trabalhar na revista e receber orientações técnicas do coordenador(a) do LIE.
As
professoras envolvidas no projeto analisarão o conteúdo lançado e pedirão as
devidas correções ou farão sugestões caso seja necessário.
O nome da
revista deverá surgir de sugestões feitas por todos os envolvidos e decidido
através de votação.
As
professoras e os colaboradores ficarão responsáveis por organizar os dados da
revista, o índice e a capa. Caso algum grupo queira poderá sugerir ou construir
a capa.
Após
finalização das revistas, as mesmas serão postadas nos blog das professoras e
no blog da escola, bem como serão divulgadas através das redes sociais.
O trabalho
valerá 2,0 pontos em cada disciplina.
Cronograma
Atividades
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Apresentação do projeto aos alunos
|
x
|
||
Organização dos grupos
|
x
|
||
Sorteio dos temas
|
x
|
||
Oficina de Capacitação em My Ebook
|
x
|
||
Análise e correção dos textos lançados na revista
|
x
|
||
Organização de dados, índice e capa
|
x
|
||
Divulgação no Blog e redes sociais
|
x
|
Para acessar o projeto na íntegra Clique aqui
Escrito e enviado por Daniela Fontana Almenara
(Profª de Matemática e Física)
Nenhum comentário:
Postar um comentário